O escaravelho de ouro

El escarabajo de oro
Alejo Moguillansky e Fia-Stina Sandlund, 2014, Argentina/Dinamarca/Suécia, 100’, livre


Allan Poe, R.L. Stevenson, Victoria Benedictsson, Leandro Alem, feminismo e colonialismo se combinam (ou não) nessa divertida e aguda reflexão sobre o cinema dentro do cinema. Em uma proposta tão politicamente correta quanto esotérica, Alejo e Fia-Stina são convidados a resgatar a vida de uma poetisa feminista sueca do século XIX em uma coprodução entre Argentina e países europeus. A equipe sul-americana, buscando locações, descobre a existência de um tesouro e resolve alterar a trama do filme para ir a sua procura.

Alejo Moguillansky (Buenos Aires, 1978) é cineasta, montador e professor na Universidad del Cine, além de diretor de teatro. Parte da produtora El Pampero Cine, é colaborador frequente de Mariano Llinás, Matías Piñeiro, Juan Villegas e Albertina Carri, entre outros, tendo seu nome nos créditos de edição de uma longa lista de filmes argentinos recentes. Antes de O escaravelho de ouro, dirigiu La prisionera (2006), Borges/Santiago: variaciones sobre un guión (2008), Castro (2009) e El loro y el cisne (2013).

Fia-Stina Sandlund (Estocolmo, 1973) estudou na Academia de Fotografia e Cinema de Gotemburgo e na Konstfack – University College of Arts, Crafts and Design de Estocolmo. Vive entre esta cidade e Nova York, trabalhando na interseção entre jornalismo, ativismo social e arte. Diretora da trilogia She’s blonde like me (2011), She’s staging in (2012) e She’s wild again tonight (2015), baseada na peça Miss Julie de August Strindberg.

O escaravelho de ouro foi produzido no marco do DOX:LAB (laboratório do Festival Internacional de Documentários de Copenhagen) e exibido em diversos eventos pelo mundo, como o Festival de Locarno 2014, além de ganhar o prêmio de Melhor Filme Argentino no 16º BAFICI – Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independiente.

06/04 - Quarta-feira - 19h00

15/04 - Sexta-feira - 17h00