Todas as atividades especiais são gratuitas.

07/04 - Quinta-feira - 18h00


Sessão comentada de Jess & James com o diretor Santiago Giralt e o pesquisador Vinicios Ribeiro.


Santiago Giralt estudou na Universidad del Cine e é diretor, roteirista, produtor, ator, dramaturgo e romancista. Em sua prolífica filmografia, antecedem a Jess & James os longas Toda la gente sola (2009), Antes del estreno (2010), Here, Kitty Kitty (2014) e Anagramas (2014). Também coescreveu filmes de Albertina Carri e de Lucía Cedrón, e codirigiu UPA! Una película argentina (2006), Las hermanas L. (2008) e Upa 2! El regreso (2015).


Vinicios Ribeiro é professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutorando em Comunicação e Cultura na mesma universidade. Mestre em Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás. Graduado em Comunicação Social, nas habilitações de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, pela UFG.


08/04 - Sexta-feira - 18h00


Sessão comentada de Damiana Kryygi com a Profa. Dra. María Celina Ibazeta.


María Celina Ibazeta é formada pela Universidad Nacional de Tucumán (Argentina) como professora em Letras. Fez o mestrado e o doutorado em Língua e Literatura Hispânica na Stony Brook University (EUA). Foi bolsista de pós-doutorado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é professora no Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e estuda a temática indígena no documentário.


09/04 - Sábado - 14h00


Sessão de Como funcionam quase todas as coisas com audiodescrição.


Recurso que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual em cinema, a audiodescrição consiste na descrição clara e objetiva de todas as informações que compreendemos visualmente e que não estão contidas nos diálogos, como, por exemplo, expressões faciais e corporais que comuniquem algo, informações sobre o ambiente, figurinos, efeitos especiais, mudanças de tempo e espaço, além da leitura de créditos, títulos e qualquer informação escrita na tela. A audiodescrição permite que o usuário receba a informação contida na imagem ao mesmo tempo em que esta aparece, possibilitando que a pessoa desfrute integralmente da obra da mesma forma que alguém que enxerga. As descrições acontecem nos espaços entre os diálogos e nas pausas entre as informações sonoras do filme ou espetáculo, nunca se sobrepondo ao conteúdo sonoro relevante, de forma que a informação audiodescrita se harmoniza com os sons do filme.


09/04 - Sábado - 16h00


Sessão comentada de Jess & James com o diretor Santiago Giralt e o curador da mostra Marcelo Panozzo.


14/04 - Quinta-feira - 18h45


Sessão comentada de A sombra com o diretor Javier Olivera e a pesquisadora e produtora da mostra Marina da Costa Campos.


Marina da Costa Campos é produtora da mostra HISTÓRIAS EXTRAORDINÁRIAS. Doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais na Universidade Estadual de São Paulo (USP), mestre em Imagem e Som pela Universidade Estadual de São Carlos (UFSCar) e graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisa a produção em super8 no Brasil e México, cineclubismo e cinema experimental.


15/04 - Sexta-feira - 19h00


Debate entre os cineastas Barbara Sarasola-Day (Fora de hora) e Javier Olivera (A sombra), com mediação da curadora da mostra Natalia Christofoletti Barrenha. Os realizadores irão falar sobre seus filmes, seus processos de criação, suas trajetórias e, também, sobre os contextos de produção e de suas percepções sobre o cinema que se faz na Argentina hoje.


Barbara Sarasola-Day cresceu entre Salta e Buenos Aires. Estudou Ciências da Comunicação na Universidad de Buenos Aires (UBA) e complementou sua formação com cursos de cinema em Londres, Barcelona e na própria Buenos Aires. Desde 2000 trabalha no meio cinematográfico, tendo atuado como assistente de direção e de produção. Dirigiu os curtas Exodia (2004), El canal (2005) e Fora de hora é seu primeiro longa.


Javier Olivera, formado inicialmente em Pintura, estudou Cinema na University of California, Los Angeles (UCLA) e Literatura Ibero-Americana na Fundación Ortega y Gasset (Espanha). Entre seus longas estão El visitante (1999), Floresta (2007) e Mika, mi guerra de España (2013). Realizou também séries documentais e, desde 1990, desenvolve um corpo de obras composto por fotografias, pinturas, vídeos e videoinstalações exibidos na Argentina e no exterior.


16/04 - Sábado - 14h00


Sessão comentada de O rumor da memória com a Dra. Patrícia Machado.


Patrícia Machado é doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com passagem pela Université Sorbonne Nouvelle Paris 3 (estágio de doutorado sanduíche). Publicou artigos em revistas do campo da comunicação e capítulos de livros sobre as relações entre cinema e ditaduras. Pesquisa temas voltados para o documentário, as imagens de arquivo e as políticas de memória.


16/04 - Sábado - 16h00


Sessão comentada de Fora de hora com a diretora Barbara Sarasola-Day e a Profa. Dra. Marina Cavalcanti Tedesco.


Marina Cavalcanti é doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora do bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da UFF. Integrante da PRALA – Plataforma de Reflexão sobre o Audiovisual Latino-Americano. Autora de Cinema e movimentos sociais: as estratégias audiovisuais do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (2011) e organizadora dos livros Brasil-México: aproximações cinematográficas (2011) e Corpos em projeção: gênero e sexualidade no cinema latino-americano (2013).