A mostra HISTÓRIAS EXTRAORDINÁRIAS: CINEMA ARGENTINO CONTEMPORÂNEO traz uma seleção dos mais interessantes filmes produzidos nos últimos anos na Argentina, buscando esboçar uma ideia sobre o presente da produção desse país. A diversidade de estéticas e poéticas brindadas pelo momento atual da cinematografia argentina permite uma programação estimulante, em sintonia tanto com as mais inventivas correntes de renovação do cinema mundial contemporâneo quanto com o apurado manejo do cinema clássico ou de gênero (e também suas releituras).
Além dessa seleção, o evento se completa com dois focos especiais. O primeiro é uma homenagem ao cineasta Marco Bechis. No ano em que se completam quatro décadas do golpe de Estado que atingiu a Argentina 24 de março de 1976, (re)pensar as marcas que essa época deixou na História e nas histórias nos parece fundamental, e o nome de Marco Bechis é imprescindível quando se discute tal temática no cinema argentino.
O segundo foco promove uma programação infantil que busca colocar os pequenos em contato com filmes que, dificilmente, são encontrados nos cinemas brasileiros ou na televisão. Além do potencial de entretenimento, as obras selecionadas procuram estender um caminho para que as crianças possam conhecer novas culturas, e encorajar os jovens espectadores a serem criativos, críticos e curiosos.
A mostra ainda conta com a presença dos realizadores Barbara Sarasola-Day, Javier Olivera e Santiago Giralt, que vão falar de seus filmes em particular e do cinema argentino em geral, e promove debates e sessões comentadas com pesquisadores e especialistas.
Com curadoria do jornalista, crítico e editor Marcelo Panozzo, diretor do BAFICI – Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independiente entre 2013 e 2015, e da pesquisadora de cinema argentino Natalia Christofoletti Barrenha, a presente mostra se compõe como um ponto de vista e, especialmente, um ponto de encontro com essa cinematografia.
Será uma alegria compartilhar e discutir essas histórias extraordinárias!