Fora de hora

Deshora
Barbara Sarasola-Day, 2013, Argentina/Colômbia/Noruega, 102’, 16 anos


Helena e Ernesto são um casal de longa data no qual se percebe certo desgaste. Um dia recebem a Joaquín, primo de Helena que acaba de sair da reabilitação e vai passar uma temporada com eles. Há no rapaz algo inquietante que gera desequilíbrio no ambiente, traduzido em um clima de mistério que flutua sutilmente nas cenas. O filme nos apresenta a ideia de um triângulo e nos leva a imaginar coisas para depois nos surpreender: o que parecia evidente não é, sendo preciso reconsiderar nossas posições sobre o desejo e suas vicissitudes.

Barbara Sarasola-Day (Buenos Aires, 1976) cresceu entre sua cidade natal e Salta. Estudou Ciências da Comunicação na Universidad de Buenos Aires (UBA) e complementou sua formação com cursos de cinema em Londres, Barcelona e na própria Buenos Aires. Desde 2000 trabalha no meio cinematográfico, tendo atuado como assistente de direção e de produção. Dirigiu os curtas Exodia (2004), El canal (2005) e Fora de hora é seu primeiro longa.

Fora de hora estreou no 63º Festival de Berlim e, entre outros eventos, esteve no 53º Festival Internacional de Cine de Cartagena de Indias, no 35º Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano de La Habana, no 15º BAFICI – Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independiente e no 8º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo.

10/04 - Domingo - 18h00

13/04 - Quarta-feira - 15h00

16/04 - Sábado - 16h00

Sessão comentada com a diretora Barbara Sarasola-Day e a Profa. Dra. Marina Cavalcanti Tedesco