A mulher dos cachorros

La mujer de los perros
Laura Citarella e Verónica Llinás, 2015, Argentina, 96’, 14 anos


O contexto desta história são as margens do conurbano bonaerense, como se denomina a região metropolitana de Buenos Aires. A mulher do título é a protagonista e seus cachorros são os coprotagonistas. Ela é um mistério, e o filme não tentará revelá-lo: o importante é sua relação com o mundo e o acontecer das coisas; é o clima, são os tempos, os espaços, o deslocamento, a invenção de uma possível engenharia de vida, a impressionante música de Juana Molina. Sem passado, sem futuro, só presente, essa mulher é uma espécie de Diana Caçadora vagando pelos arredores da metrópole: enigmática, silenciosa e solitária deusa, seguida por uma dezena de cães.

Laura Citarella (La Plata, 1981) estudou na Universidad del Cine e desde 2005 faz parte da produtora El Pampero Cine. Trabalhou na produção de vários filmes e em 2011 dirigiu seu primeiro longa, Ostende.

Verónica Llinás (Buenos Aires, 1960) é uma reconhecida atriz que foi integrante do grupo humorístico Gambas al Ajillo. Participou de inúmeras peças de teatro, programas de televisão e filmes, colhendo diversos prêmios ao longo de sua carreira. A mulher dos cachorros, do qual é também protagonista, é seu primeiro trabalho na direção.

A mulher dos cachorros esteve na programação do International Film Festival Rotterdam 2015, do 17º BAFICI – Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independiente e do Riviera Maya Film Festival 2016, entre outros.

10/04 - Domingo - 16h00

13/04 - Quarta-feira - 19h00