Atividades Especiais


I. Masterclass com Luis Ospina

01 de julho, sábado, às 15h00.
Luis Ospina irá realizar uma masterclass sobre sua profícua trajetória no documentário experimental e de criação, iniciada na década de 1970. Envolvido na realização de importantes festivais de cinema na Colômbia, Luis Ospina evocará, em um segundo momento, a questão da circulação do cinema experimental latino-americano, que vem obtendo cada vez mais espaço no mundo. A masterclass será proferida em espanhol.

II. Diálogos de cineastas

30 de junho, sexta-feira, às 18h30
Luis Ospina conversa com a realizadora Sandra Kogut, autora de Um passaporte húngaro (2001), Mutum (2007) e Campo grande (2015).

04 de julho, terça-feira, às 19h00
Luis Ospina conversa com o realizador João Moreira Salles, autor de Santiago (2007) e No intenso agora (2016).

III. Minicurso “Revoluções no cinema colombiano”
Em três encontros, professores e pesquisadores especialistas em documentário (Patricia Machado), sociologia da cultura (Marc Berdet) e cinema latino-americano (Fabián Núñez) debaterão diferentes aspectos do cinema de Luis Ospina e da Caliwood. As aulas serão realizadas nos dias 29 de junho (quinta), 6 de julho (quinta) e 7 de julho (sexta), sempre às 17h.

29 de junho, quinta-feira, às 17h00. “Documentário, documentira”
Patricia Machado partirá de uma análise dos falsos-documentários de Ospina, como Agarrando pueblo e Um tigre de papel.

PATRICIA MACHADO é professora da graduação em Cinema da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com doutorado sanduíche no Instituto de Cinema e Audiovisual da Universidade de Paris 3 – Sorbonne Nouvelle (com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq). Participa desde 2009 de grupos de pesquisa sobre o documentário, as imagens de arquivo e as relações entre cinema, memória e história. Publicou artigos, capítulos de livros e participou de congressos nacionais e internacionais sobre os temas. É uma das editoras do blogue do GT Outros Filmes, da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM), que integra pesquisadores de países como Portugal, Brasil, Itália, Espanha e França.

06 de julho, quinta-feira, às 17h00. “Sobre o Gótico Tropical”
Marc Berdet explorará as características do Gótico Tropical.

MARC BERDET é sociólogo e filósofo, doutor pela Université Panthéon Sorbonne Paris 1. Foi professor colaborador da Universidade de Potsdam. Autor de Fantasmagories du capital. L’invention de la ville marchandise (2013), Walter Benjamin. La passion dialectique (2014), Anthropologischer Materialismus und Materialismus der Begegnung. Vermessungen der Gegenwart im Ausgang von Walter Benjamin und Louis Althusser (2014, com Thomas Ebke) e Le chiffonnier de Paris. Walter Benjamin et les fantasmagories (2015). Editor-chefe da revista Anthropology & Materialism. A Journal of Social Research. Vive atualmente entre Brasil, Chile e Colômbia, desenvolvendo seu pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP) com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), no qual trabalha sobre a gênese da estética latino-americana do tropical “gótico” ou “barroco” no cinema e na literatura.

07 de julho, sexta-feira, às 17h00. “O cinema colombiano nos anos 1960 e 1970: conjuntura e estética” Fabián Nuñez focará na relação entre a cinematografia de Ospina e o contexto colombiano mais amplo.

FABIÁN NÚÑEZ é professor adjunto do departamento de cinema e vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também leciona no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCine). É pesquisador vinculado à PRALA (Plataforma de Reflexão sobre o Audiovisual Latino-Americano) e atua no projeto de extensão Cineclube Sala Escura, focado na difusão do cinema latino-americano. Seus temas de interesse são: história do cinema, cinema latino-americano, crítica cinematográfica e preservação audiovisual.

IV. Sessão comentada no CineLúpulo – Niterói

06 de julho, quinta-feira, às 19h00
O filme Um tigre de papel tem uma sessão extra dentro da programação do cineclube CineLúpulo, no Espaço Cultural Tribo Urbana, em Niterói (Rua Doutor Artur Tibau, 31), com apresentação e comentários de Lucas Reis e Igor Guimarães.

LUCAS REIS é curador do Festival Brasileiro de Cinema Universitário (FBCU) e do Perro Loco. Professor de cinema e audiovisual, já ministrou oficinas em diversos espaços formais e não-formais. Graduando em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF), foi estagiário da cinemateca do MAM e faz parte do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual (LUPA).

IGOR GUIMARÃES é curador do CineLúpulo, escritor, fotógrafo e professor de literatura e espanhol. Graduado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com período de intercâmbio em formação cinematográfica na Universidad de Buenos Aires (UBA).

Todas as atividades são gratuitas e os ingressos deverão ser retirados com uma hora de antecedência. Haverá certificado para os participantes do minicurso.